3 receitas para surpreender com carne suína

Na tarde da última quarta-feira (30) o Espaço Gourmet da Loja Luciano Guidotti recebeu a presença do Chef André Rabelo para uma Oficina Gastronômica da carne suína promovida pela Associação Brasileira de Criadores e Suínos ( ABCS) em parceria com a Associação Paulista de Criadores de Suínos ( APCS) e o frigorífico Bressiani.

IMG_3410

Na oportunidade, o chef de cozinha internacional André Rabelo, de Brasília (DF) apresentou  aos clientes presentes sobre a importância da carne suína em nossa alimentação e ensinou três receitas com a carne, que seguem abaixo:

IMG_3416

Panceta com goiabada picante

Ingredientes
500 g de barriga de porco
1 litro de banha de porco
Sal a gosto
90 g de goiabada cremosa
10 g de pimenta vermelha batida
30 g de cebola roxa picada
Salsinha

Modo de preparo
Confite (uma técnica de cocção em gordura, na qual se utiliza baixas temperaturas e tempo prolongado, isso para não quebrar a cadeia de fibras do ingrediente que está sendo confitado) a barriga de porco na banha em fogo baixo por cerca de uma hora. Retire a peça da gordura e deixe esfriar antes de cortá-la em quatro pedaços de tamanhos iguais. Tempere os dois lados da pancetta com sal. Aqueça a banha novamente, mas agora em fogo alto. Frite até a pancetta ficar dourada. Misture a goiabada com a pimenta e despeje sobre o petisco e decore com a cebola e a salsinha.

IMG_3426

Arroz caipira com cubos de pernil

Ingredientes:

600 g de Pernil Suíno cortado em cubos
2 cebolas médias picadas
4 dentes de alho picados
1 ½ colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 ½ xícara (chá) de arroz lavado e escorrido
1 lata de milho verde em conserva
5 tomates médios cortados em cubos
½ xícara (chá) de cheiro-verde

Modo de preparo

Misture em uma tigela os cubos de pernil, as cebolas, o alho e 2 colheres (chá) de sal. Reserve. Leve ao fogo alto uma panela de pressão, acrescente o óleo e espere aquecer. Adicione aos poucos os cubos de pernil temperados, misture com uma espátula e deixe dourarem por alguns minutos. Cubra com água, tampe a panela e, depois que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 20 minutos. Reserve.

Enquanto isso, prepare o arroz: em uma panela à parte, aqueça a manteiga e acrescente o arroz, refogando por alguns instantes. Adicione 3 xícaras (chá) de água quente, o restante do sal e a cúrcuma e cozinhe com a panela semitampada até a água secar. Adicione então o milho, os tomates em cubos e metade do cheiro-verde. Misture bem e reserve.

Para finalizar, transfira o arroz para a travessa em que for servir. Retire o pernil da panela de pressão com o auxílio de uma escumadeira, reservando o caldo formado para o preparo de sopas ou risotos. Acomode os pedaços de carne sobre o arroz, salpique com o restante do cheiro-verde e sirva em seguida.

IMG_3440

Costelinha agridoce expressa

Ingredientes:

1 kg de Costela Suína cortada em pedaços de 4 a 5 cm
6 colheres (sopa) de mel
6 colheres (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de sal
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de azeite
Salsinha picada a gosto

Modo de preparo

Misture o mel com a mostarda e reserve. Em uma panela de pressão, coloque os pedaços de costela, o sal, a cebola, o alho, a folha de louro e metade da mistura de mostarda e mel. Adicione água em quantidade suficiente apenas para cobrir levemente os pedaços de costela. Tampe a panela e mantenha em fogo alto até adquirir pressão. Reduza a chama ao mínimo e cozinhe por 5 minutos.

Apague o fogo e, quando toda a pressão tiver saído, destampe a panela e retire a carne com uma escumadeira (use o líquido formado na panela para o preparo de caldos e sopas).

Leve ao fogo alto uma frigideira grande e aqueça o azeite. Adicione os pedaços de costela cozida e refogue por alguns instantes, apenas para dourar. Adicione o restante da mistura de mel e mostarda, misture bem e transfira para uma travessa, finalizando o tempero com pimenta-do-reino recém-moída e salsinha picada a gosto.

Confira mais receitas com carne suína no site: www.maiscarnesuina.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *